Ver em: http://www.wdl.org/pt/
Manuscritos, mapas, livros raros, pautas musicais, gravações de áudio e vídeo, fotografias, pinturas e desenhos. Toda essa documentação e muito mais, em sete idiomas, incluindo a língua portuguesa, pode ser consultada 24h por dia na 'World Digital Library' , criada recentemente pela UNESCO . A Biblioteca Digital Mundial - uma iniciativa da Unesco e da Biblioteca do Congresso dos EUA - já tem catalogados 1.170 itens relacionados com todos os continentes.
Vão estar disponíveis online documentos preciosos, tais como manuscritos árabes, as primeiras fotografias da América Latina, o Codex Gigas ou a Bíblia do Diabo, nada mais nada menos do que o maior manuscrito medieval do mundo, pertencente à Biblioteca da Suécia.
A documentação está disponível em português, espanhol, francês, inglês, árabe, chinês e russo. O projecto avançou com a participação de 32 bibliotecas e arquivos. Da Europa, participam apenas a França, Suécia, Sérvia e Eslovénia.
A 'World Digital Library', lançada recentemente na sede da Unesco em Paris, é a terceira maior biblioteca digital, atrás do Google Book Search e da European.