quinta-feira, 30 de julho de 2009


FUENTE DE LA RENIEGA (Lenda)

Diz a lenda que um peregrino havia partido de Toulose, na França, e se esforçava para chegar ao topo do monte Reniega. O sol causticante do mês de Agosto caía implacável sobre o seu corpo. A sede que tinha era quase insuportável, tinha momentos em que perdia a consciência e caía no chão. Ao levantar-se, lamentava a sua imprudência em não levar água consigo; quando estava a pensar, acercou-se dele um jovem, muito bem apessoado, que disse:
- Irmão, pelo teu rosto e pelo teu corpo cansado, acredito que queres beber água...
O peregrino respondeu:
- Sim, por favor, dai-me água, pois a sede está insuportável.
- Dar-te-ei água e comida durante toda a tua vida se negares a existência de Deus. Nunca voltarás a passar nem sede nem fome – falou o jovem.
- Negar a Deus?! Isso jamais! Saia do meu caminho – falou, indignado, o peregrino.
- Está bem – falou o jovem – é só negar a existência da Virgem Maria e concederei água e comida.
O peregrino, realizando um grande esforço, pois a sede impedia-o de falar com clareza, contestou:
- Afasta-te, demónio, do meu caminho.
Pela terceira vez, o jovem, que certamente era o demónio, insistiu:
- Nega o Apóstolo Santiago e eu concederei o teu desejo.
Desesperado, o peregrino já não discutia; começou a orar em voz alta, suplicando a Santiago que intercedesse por ele. Enquanto recitava sua oração, o peregrino viu como que uma nuvem sulfurosa a aparecer, envolvendo o demónio, que desapareceu. Logo atrás da mesma, apareceu uma fonte de água fresquíssima e transparente e ao seu lado o próprio Apóstolo Tiago, em forma de peregrino, que lhe mostrava a fonte e lhe dava de beber na sua Vieira.
Desde então, da fonte continuou a jorrar aquela água cristalina e fresca, para consolo de todos os peregrinos que, com os seus passos, muitas vezes trôpegos, conseguiram atingir aquele local no “Alto do Perdón”. O diabo, nada conseguindo daquele peregrino, teve de buscar outros lugares para tentar outros que se dirigiam a Santiago de Compostela.
A lenda ainda informa: todo aquele que beber daquela fonte terá a virtude de conservar os ânimos e saberá vencer a tentação de abandonar a missão que se propôs, ao empreender a sua peregrinação ao túmulo do Apóstolo Tiago.