domingo, 19 de julho de 2009

Férias diferentes!

Era uma vez uma menina que morava na cidade do Porto. É uma bela cidade, sem dúvida! Um dia, em Julho, os seus pais entregaram-lhe uma carta da sua prima que morava no baixo Alentejo; como elas estavam de férias, a prima estava a convidá-la para ir passar uns dias consigo.
Sem hesitar, pediu aos pais que a deixassem ir.
Os pais autorizaram e, nesse mesmo instante, ela foi a correr fazer as malas:
-Vou levar o meu bikini; o meu protector solar; um chapéu de praia; tudo o que é preciso para a praia, mas também tenho que levar outros tipos de roupa para o caso de não estar bom tempo. Ah, já me ia esquecendo de dar a resposta à minha prima!
Depois de fazer as malas, a menina pegou no lápis, que estava dentro do estojo, e no papel que estava na capa e escreveu uma carta à prima, pois ela não tinha computador.

Ribeira, 19 de Julho de 2009

Cara prima,

Estou a escrever esta carta para te dizer que aceito o teu convite e que vou passar estas férias contigo, aí no sul.


Uma beijoca da tua prima!


P.S Por favor pede à tua mãe para fazer daqueles bolinhos de que eu tanto gosto.

Quando chegou ao Alentejo, depois daquela longa viagem de comboio, a prima já estava à sua espera na estação:
-Vamos – disse a sua prima – a minha mãe fez os bolinhos tal e qual como tu pediste! E depois podemos ir andar de bicicleta para o ribeiro e ver as senhoras já de idade a lavar a roupa.
-Mas isso é uma seca!... Podíamos era ir para a praia!...
-Nós aqui não temos praia!
-Como? Tu consegues aguentar um verão inteiro sem ir à praia?
-Sim, o verão não é só ir à praia, também se fazem outras coisas...
-Nós no norte passamos a maior parte do verão na praia. E computador?... Também não tens?
-Não, prima! Estás muito mal habituada... nós no verão descansamos.
-Que seca aqui… vocês não fazem nada de jeito, mas vamos para casa e depois logo se vê o que fazemos.
Foram para casa e lancharam…
Depois do lanche, as duas meninas foram visitar os arredores. Viram todos os lugares engraçados e paisagens muito belas. Mais tarde, foram até ao rio e tomaram uma bela banhoca.
Os dias passaram muito depressa. Todos os dias arranjavam coisas novas para fazer.
Foram dias muito divertidos, que as duas primas nunca mais esquecerão!

A Beatriz escreveu e a professora adaptou