sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dia do Trabalhador


Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores, nos Estados Unidos da América, reivindicando a redução para 8 horas diárias do dia de trabalho. Nesse dia teve início uma greve geral. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, uma nova manifestação foi organizada. A polícia abriu fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a segunda Internacional Socialista decidiu convocar anualmente uma manifestação, com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo.