sexta-feira, 13 de julho de 2007

As palavras são sementes que se lançam à terra e assim nasce a poesia

Fui a Jovim
Montado num amendoim.
Fui a Veneza
Montado numa princesa.
Fui a Paris montado numa perdiz.
Fui à Suiça
Montado numa chouriça.
Fui à Austrália
Montado numa dália.
Fui à China
Montado numa piscina.
Fui a Campanha
Montado numa rã.


Fátima e Vítor (5º A)



Eu tinha dez pintainhos…

Eu tinha dez pintainhos,
Um chamava-se Pintaplove.
Pois como gosta de saltar,
Caiu, partiu-se e fiquei com nove.

Eu tinha nove pintainhos,
Um chamava-se Futeboito.
Pois como gosta de futebol,
Lesionou-se e fiquei com oito.

Eu tinha oito pintainhos
Um chamava-se Pescinete.
Pois como gosta de piscinas,
Afogou-se e fiquei com sete.

Eu tinha sete pintainhos,
Um chamava-se Pinfopéis.
Pois como estava no caderno,
Apagou-se e fiquei com seis.

Eu tinha seis pintainhos,
Um chamava-se Chiquinco.
Pois como ficava sempre em último,
Um dia desapareceu e fiquei com cinco.

Eu tinha cinco pintainhos,
Um chamava-se Calaquatro.
Pois como não falava nem um bocado,
Um dia falou demais e fiquei com quatro.

Eu tinha quatro pintainhos,
Um chamava-se Faladêz.
Pois este era muito falador,
Um dia foi ao Gerês e fiquei com três.

Eu tinha três pintainhos,
Um chamava-se Gagagóis.
Pois como era gago,
Ficou muito atrasado e fiquei com dois.

Eu tinha dois pintainhos,
Um chamava-se Catrapum.
Pois como caía tanto,
Partiu-se e fiquei com um.

Eu tinha um pintainho,
Este chamava-se Kapada.
Pois como gosta de voar,
Voou alto e acabou-se a ninhada!

Já acabou a ninhada
E também esta história,
Boa noite, até de madrugada,
Tchau, tchau, vou-me embora!

Andreia (5º A)

Dois poemas escritos aquando da visita
do escritor António Mota à nossa escola,
durante a Semana da Leitura, em Março.